Crânio

O crânio é o conjunto dos ossos que formam a cabeça, protegendo o cérebro. O crânio humano, além de outros ossos, contém oito peças, as juntas destas peças são chamadas suturas, elas só se unem depois de alcançada a idade adulta e enquanto isso não ocorre, estas peças são ligadas por tecido cartilaginoso. Nos bêbes há um grande espaço entre as peças do crânio e o tecido cartilaginoso que os liga, e é chamada de fontanela.

 

O crânio protege o cérebro humano, que  é particularmente complexo e extenso. O cérebro é imovel e representa apenas 2% do peso do corpo, mas, apesar disso, recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração. Se divide em 2 metades, o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito.

O seu aspecto se assemelha ao miolo de uma noz. É um conjunto distribuído de milhares de milhões de células que se estende por uma área de mais de 1 metro quadrado dentro do qual conseguimos diferenciar certas estruturas correspondendo às chamadas áreas funcionais, que podem cada uma abranger até um décimo dessa área.