Orientações pré e pós cirúrgico

Avaliação pré-operatória

Será realizada pelo médico, além das considerações de outros médicos da equipe.

Internações

Devem ser programadas com as secretárias que irão orientar o paciente com todas as informações necessárias como datas e horários. Os agendamentos são todos planejados com antecedência.

Pré-anestesia

Consiste numa consulta médica de avaliação clínica e especializada que deve ser efetuada previamente à realização de um ato anestésico. Nesta consulta, o médico anestesiologista entrevista o paciente para se informar sobre suas condições físicas e psicológicas e para conhecer todas as informações de interesse clínico sobre o paciente como, se há doenças pré-existentes, se o paciente é portador de alguma alergia, se fez ou faz uso de medicamentos, obtendo informações sobre o nome e dose diária utilizada deste medicamento, se o paciente já se submeteu anteriormente a alguma cirurgia onde foi necessário a utilização de anestesia e qual a cirurgia (ou procedimento) que este paciente irá realizar e/ou será submetido.
É durante a avaliação e/ou consulta pré-anestesica que o anestesiologista informa o paciente sobre os cuidados que deverão ser tomados antes, durante e depois da realização do procedimento. Essas informações são basicamente o período de jejum pré-operatório, as rotinas da anestesia e as informações gerais sobre a técnica anestésica que será empregada para a realização da cirurgia. Além disso prescreve as medicações que o paciente deverá receber para tornar a entrada no centro cirúrgico menos estressante (a denominada medicação pré-anestésica).
Antes do procedimento cirúrgico, alguns cuidados podem ser importantes para a realização da anestesia de forma segura e eficaz:

  • Jejum de 8 horas para sólidos e de 4 a 6 horas para líquidos
  • Informar o médico anestesiologista sobre remédios regularmente utilizados e também aqueles que provocam reações alérgicas.
  • Remover peças dentárias móveis como: dentaduras, pivôs e pontes
  • Não utilizar, no dia da cirurgia, cosméticos ou acessórios (brincos, relógios, pulseiras etc.)
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de fumo antes da intervenção cirúrgica
     

Autorização de cirurgia

Os pacientes que sofrerão intervenção cirúrgica são orientados quanto aos procedimentos e riscos. A autorização do paciente é assinada pelo mesmo ou pelo responsável. O documento tem caráter informativo e explicativo e o consentimento autoriza os médicos a realizarem os procedimentos necessários a cada caso.

Nos casos de risco de vida do paciente em estado de emergência, a cirurgia ocorrerá submetida à legislação vigente.

Pós-operatório

Conforme o caso, o paciente poderá ficar em recuperação em unidade específica ou em unidade intensiva de tratamento. Qualquer mudança no quadro deve ser comunicado ao médico.

Alta e retirada de pontos

Quando da alta do paciente, o médico irá receitar os medicamentos com as indicações de posologia para que seja medicado em casa. Atestado será fornecido apenas ao paciente. O retorno e retirada de pontos será indicado pelo médico cirurgião. A equipe irá marcar o retorno do paciente que em geral ocorre 30 dias após a alta do mesmo.